Salvador Dalí foi um dos mais emblemáticos artistas da Catalunha e uma figura central no movimento surrealista. A sua pintura destaca-se pela fusão singular entre imagens oníricas e uma técnica refinada, inspirada nos mestres renascentistas. Embora seja mais conhecido pelas suas telas, Dalí foi um criador multifacetado, deixando também marcas significativas em áreas como a escultura, o teatro, a moda, a fotografia, o cinema — colaborando até com Alfred Hitchcock —, além de trabalhos em publicidade e design, incluindo a criação de logótipos icónicos.
Desde muito jovem, demonstrou grande inclinação para as artes visuais, tendo começado a sua formação artística na Escola de Desenho Municipal. Durante umas férias em Cadaqués, em 1916, teve o primeiro contacto com a pintura impressionista, o que influenciou os seus primeiros trabalhos. Obras iniciais como Moça à Janela já revelavam uma inquietante atmosfera irreal, mesmo dentro de uma abordagem naturalista.
Em 1921, ingressou na Escola de Belas Artes de San Fernando, em Madrid, mas foi expulso cinco anos depois, ao alegar que nenhum professor tinha capacidade para o avaliar. Durante esse período, começou a explorar linguagens artísticas como o cubismo e o dadaísmo, o que o levou a desenvolver um estilo visual único e provocador, que viria a consolidar a sua fama mundial.

